Blog

Dicas para acompanhar melhor os filhos na escola

By 21 de agosto de 2020No Comments

Comunicação com as escolas.

Não deixe para ir à escola apenas nas reuniões de pais. Vá periodicamente para conversar com as coordenações para saber sobre o seu filho em relação ao aprendizado, participação, comportamento, relacionamento e interesse.

Não responda a tarefa do seu filho, apenas oriente-o.

Procure não fazer as tarefas de casa para o seu filho. O que você deve fazer é acompanhá-lo e orientá-lo.

Fixe um horário diário de estudo.

As crianças e os adolescentes devem ter rotinas com horários bem estabelecidos. No caso do estudo, é fundamental um horário fixo por dia para o seu filho fazer as tarefas de casa.

Converse com ele todos os dias sobre os estudos.

Tenha uma comunicação diária com o seu filho sobre os estudos dele. Pergunte sempre sobre as tarefas, a preparação para as provas, as dificuldades, relacionamento com os professores e o relacionamento com os colegas. Mantenha essa comunicação frequente para conseguir acompanhá-lo melhor.

Consulte diariamente a agenda da escola.

Procure verificar sempre a agenda do seu filho, veja o que tem de tarefa para casa, datas de provas, eventos e comunicações da escola. Dessa forma, você poderá cobrar dele, já sabendo sobre tarefas e demais programações da escola.

Organize um espaço para estudo.

Mantenha em casa um espaço para estudo, que seja um local tranquilo, com mesa e cadeira e longe de equipamentos eletrônicos.

Cobre que ele estude para as provas com antecedência.

No acompanhamento do seu filho, verifique sempre as datas das provas e cobre para que ele estude com antecedência, com a preocupação de realmente aprender o conteúdo, evitando estudar de forma decorada na véspera da prova. Lembre-se que a avaliação não deve ser um fim em si mesma e que o principal é a aprendizagem do aluno.

Dê livros e presentes.

Acostume a dar livros de presente para o seu filho. Leia junto com ele, troque ideias sobre leitura, dê exemplo. A leitura é fundamental no desenvolvimento intelectual do aluno.

Controle o tempo na internet.

A internet pode ser uma grande aliada para os estudos, mas tem que ser controlada e vigiada o tempo todo. É um universo de descobertas fantásticas, mas também de muito perigo.

Considere o reforço escolar.

Não deixe de considerar a possibilidade de colocar o seu filho no reforço escolar somente no final do ano, quando ele já está caminhando para reprovação. Qualquer sinal de desempenho baixo deve ser trabalhado em casa, na escola e, se necessário, com atendimento de aulas de reforço.