Blog

Razões para cuidar da vida espiritual dos filhos

By 21 de agosto de 2020No Comments

Uma das maiores dificuldades do mundo moderno é a educação dos filhos. Até um período atrás, essa atribuição dos pais era mais fácil, pois o pai ou a mãe falava e o filho obedecia e os filhos se submetiam mais facilmente à autoridade dos pais. A situação de hoje é diferente, porque uma grande parte dos pais não está sabendo educar os seus filhos.

Qual é o real propósito da educação dos nossos filhos? Como educá-los para se tornarem boas pessoas e cidadãos respeitáveis? A Bíblia nos dá algumas orientações importantes e, de acordo com o que ela nos diz, se cuidarmos da vida espiritual dos nossos filhos estaremos preparando-os para todas as áreas da vida.

Por que educar os filhos no caminho do Senhor?

  • É bíblico. Conforme Êxodo 20:12 Deuteronômio 5:16, Mateus 5:14 e Efésios 6: 2,3, é mandamento de Deus a obediência aos pais e isso vem acompanhado de diversas promessas.
  • Serão pessoas equilibradas. Gálatas 5: 22-23 diz que os frutos do Espírito são: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. São essas condições importantes para uma pessoa ter uma vida equilibrada, com bons relacionamentos.
    As dificuldades da vida e os estresses de cada dia são consequências da vida moderna e tendem a nos trazer doenças emocionais. Uma vida espiritual equilibrada, com confiança no Senhor, acalenta a alma do homem, traz equilíbrio e saúde. Provérbios 16:3 diz: “Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem sucedidos”.
  • Para ter uma vida saudável. Provérbios 3:7-8 diz: “Não seja sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal; será isso saúde para o teu corpo e refrigério para os teus ossos”. Uma vida de relacionamento com Deus traz para o homem saúde para o corpo, porque não terá vícios e terá a preocupação em se cuidar, porque o corpo é o Templo do Espírito Santo; o relacionamento com Deus pressupõe estudo da Bíblia e crescimento de vida em todos as áreas. Isso traz para o homem desenvolvimento intelectual.
  • Terão planos corretos de vida. O homem precisa fazer os seus planos, resolver as suas dúvidas, tomar decisões em todas as áreas da vida, seja profissional, conjugal, familiar, educacional. O homem que entrega o seu caminho e os seus planos diante de Deus tem a orientação que só um Deus de sabedoria e amor pode proporcionar. Os planos entregues diante de Deus são bem sucedidos.

Martim Lutero disse: “Segurei muitas coisas com as mãos e perdi todas elas. Mas ainda possuo tudo que depositei nas mãos de Deus”.

  • Serão filhos melhores. A criança e o adolescentes que são guiados nos caminhos de Deus aprendem a obedecer pai e mãe. Em Provérbios 3:11-112 “Filho meu, não rejeites a disciplina do Senhor, nem te enfades da sua repreensão. Porque o Senhor repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem”.

Fontes:
www.educationworld.in
www.thoughtco.com
www.gettingsmart.com