A  proposta pedagógica do Metodista para o Ensino Médio é baseada na   interdisciplinaridade  e  privilegia  o desenvolvimento da autonomia intelectual, do pensamento crítico, reflexivo e criativo  e do aprofundamento dos conhecimentos, preparando-o para o exercício da cidadania, sem perder de vista sua principal função: prepará-lo para o prosseguimento dos estudos e para enfrentar com sucesso o desafio dos vestibulares e o Enem.

Por isso, trabalhamos  com um sistema diferenciado no Ensino Médio, em que, nas duas primeiras séries, são estudados os assuntos das várias áreas do conhecimento e, na terceira, é feita uma revisão geral de todo o conteúdo programático, além de simulados e aulões multidisciplinares que ensinam os estudantes a pensarem de forma abrangente e contextualizada.

Ensino Médio

+

Pré-Vestibular

Carga Horária

1ª Série: 1.560 horas anuais
2ª Série: 1.520 horas anuais
3ª Série: 1.720 horas anuais

(prevista na BNCC = 1.000 horas anuais)

Faça sua matrícula

Conheça nossos projetos

ATUALIDADES

A fim de melhor preparar os alunos  da 3ª série  para os processos seletivos, que em geral tratam de temas atuais e por vezes polêmicos, exigindo boa capacidade de argumentação e de defesa de idéias, desenvolvemos o projeto Atualidades, onde  os estudantes podem opinar e defender pontos de vista com mais segurança, uma vez que nestas aulas desenvolvem uma visão mais crítica sobre os assuntos relevantes do momento.

FEIRA DE PROFISSÕES

A dúvida na escolha de carreira ou de uma faculdade é comum aos alunos do Ensino Médio que ainda não têm em mente aquilo que vão seguir no futuro. Para ajudar esses alunos a tomarem as decisões certas, promovemos  a  Feira de Profissões, com  o objetivo de ampliar o conhecimento dos jovens acerca do seu futuro profissional, proporcionando informações que possibilitem identificar suas possibilidades e sonhos, esclarecendo suas dúvidas quanto a sua escolha profissional.

REFORÇO ESCOLAR

O reforço escolar tem por objetivo  auxiliar os estudantes, otimizando a aprendizagem e favorecendo  para que as dificuldades sejam sanadas, enriquecendo as experiências , para assim ajudá-lo a vencer os obstáculos presentes em sua aprendizagem.

Preocupados com a boa formação dos nossos alunos, oferecemos oportunidade de reforço gratuitamente para os alunos do Ensino Médio, que apresentam defasagem na aprendizagem bimestralmente nas disciplinas de Matemática, Química e Física.

VISITAS UNIVERSITÁRIAS

A escolha pela profissão não é fácil, cada vez exige-se do jovem uma decisão quase que definitiva, certa e imediata, sem direito a dúvidas. É uma responsabilidade muito grande que se impõe a este jovem, cada vez mais cedo, por isso, proporcionamos  aos alunos a visitação a vários campus universitários, tanto, públicos, como privados, no decorrer dos seus 3 anos, com a finalidade de permitir uma experiência no espaço da Universidade, para que ele ambiente-se, esclareça dúvidas, conheça o máximo de oportunidades de carreiras que poderá empreender.

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E VOCACIONAL

Com a finalidade de orientar nossos alunos  na escolha profissional e também reconhecer seus pontos fortes, saber suas motivações pessoais e entender sua personalidade e habilidades,  em parceria com a Universidade Católica de Petrópolis, desenvolvemos com os alunos do Ensino Médio o programa de Orientação Profissional e Vocacional,  um trabalho desenvolvido por psicólogos,  que buscam auxiliá-los  a ampliarem  o leque de escolhas.

SIMULADOS

Os Simulados no Ensino Médio permitem um referencial externo sobre o aprendizado dos alunos, bem como acompanhamento e avaliação do processo educacional como um todo. Ao término do Ensino Médio os alunos certamente enfrentarão vestibulares, concursos e outros testes. Treinar para esses exames por meio dos Simulados do Ensino Médio, é fundamental para o sucesso deles, pois além de mensurarem o domínio de suas competências cognitivas (conteúdos e habilidades), essas avaliações possibilitam o desenvolvimento de competências atitudinais (gestão de tempo, concentração, pontualidade), igualmente relevantes.